CASA BOA VISTA

Fco a   frontal
Fco a   direita
Fco a   esquerda

CASA BOA VISTA

Esse projeto nos foi encomendado à distância, por um casal de Boa Vista, Roraima. A casa deveria ser construída com elementos disponíveis no local, de preferência de modo pré-fabricado, para facilitar a execução na região de matas onde seria implantada. Partimos, assim, para uma estrutura de galpão com cobertura leve, treliçada, a ser montada no início da obra. A casa é construída sob o galpão, evitando assim as constantes chuvas e possibilitando a ventilação do plano de laje sobre a casa.

 

A forma compacta e alta da estrutura favoreceu a criação de espaços de pés direito duplo e amplos planos de vidro com caixilhos de madeira maciça, voltados para a mata. Para amenizar a forte insolação, as fachadas mais críticas da casa são envoltas por uma camada de brises de madeira, cuidadosamente estudados para evitar o sol poente.

 

A casa tem uma área total de 395m², distribuída em 2 níveis. No pavimento térreo, os espaços sociais e quartos de hóspedes são servidos por uma ampla varanda que articula toda a área externa da casa. No superior, os quartos do casal e dos filhos ficam mais resguardados. A conexão entre os dois pavimentos se dá por uma escada interna, voltada para um jardim, e também por uma escada externa, na área da varanda.

Fc.bvi   planta primeiro pavimento   02gp

FICHA TÉCNICA

Casa Boa Vista

 

Local

Boa vista, Roraima

 

Áreas

1º pavimento - 284m²

2º pavimento - 111m²

Total - 395m²

 

Ano

2013

 

Autores

Guilherme Araujo

Pedro Grilo

 

Imagens

Gabriel Akio

Fc.bvi   planta t%c3%a9rreo   02gp
Fco a   interior