CASA BOROS

Frontal 2gp
Lateral   05gp
Churrasqueira 2gp
Crb   plantas   01pg 01
Crb   plantas   01pg artboard 2

Casa Boros

O lote de cerca de 800m² é caracterizado por sua linearidade, um desnível acentuado da rua principal e um entorno amplamente edificado. Nesse contexto, o primeiro desafio foi a implantação da casa tirando proveito da topografia. A solução encontrada foi dispor o acesso de veículos na porção mais baixa da testada do lote e o acesso de pedestres na porção mais alta, 1,7m acima, no nível da área social da residência. Desse modo, a garagem semienterrada passa a ocupar a maior parte da frente do lote.

 

A porção restante do terreno é dividida longitudinalmente em duas partes, uma edificada, outra de área externa. Essa estratégia de ocupação visou ampliar a relação interior-exterior ao longo de todas as áreas sociais da casa, no pavimento térreo. Reforçam essa qualidade espacial um extenso pátio descoberto, a piscina linear e o jardim vertical, todos dispostos em frente à sala de estar, cozinha e churrasqueira. Assim, o plano de fundo criado torna-se preponderante na visual interna.

 

O programa de necessidades de aproximadamente 370m² com ênfase na área íntima – no total, são 5 suítes, 3 com closet – levou à necessidade de distribuir a edificação em 2 pavimentos, com uma área maior no pavimento superior, de caráter íntimo. Para isso, foi criada uma estrutura de laje nervurada sobre o pavimento térreo, permitindo o apoio das cinco caixas em que foram dispostos os quartos, parcialmente em balanço frente à porção nascente do lote. Além de plasticamente distinta, a solução permitiu a variação dos pés direitos de alguns quartos, a orientação ideal das janelas e varandas e também a ocultação do terraço técnico – onde foram colocadas a caixa d’água, o boiler e as condensadoras de ar-condicionado. Os vazios entre as caixas foram ocupados por banheiros e closets.

 

Complementando as áreas externas, dois terraços possibilitam o acesso às visuais do entorno a partir de níveis distintos: um sobre a garagem, acessível a partir de uma arquibancada frente à piscina; outro sobre a churrasqueira, exclusivo para a suíte do casal.

Ficha técnica

Casa Boros

 

Local

Condomínio Jardins do Lago

Jardim Botânico - Brasília DF

 

Áreas

Terreno - 807m²

Residência - 372,23m²

 

Ano

Projeto - 2014

Construção - 2015

 

Autores

Guilherme Araujo

Pedro Grilo

 

Projeto de Interiores

Mariana Freitas

 

Detalhamento

Leandro Tremelite

Paulo Cavalcanti

 

Equipe

Marcelo Pimenta

Laíssa Novais

Ana Rein

Ana Meira

 
Imagens

Gabriel Akio

Mariana Freitas

 

Colaboradores

Estrutura - Luciano Vaz

Instalações - Luciano Vaz

Luminotécnico - TC iluminação

Sala de estar e tv 1
Su%c3%adte i 1
Su%c3%adte iii 1
Wc su%c3%adte iii 1