CASA DESSEAUX

Chr a 01
Chr a 08.1

Casa dobra

Uma edificação compacta e discreta, inserida em um sítio delicado, com baixo impacto ambiental e firme presença espacial. Podemos resumir dessa forma o projeto da Casa Desseaux.

 

A casa fica localizada no setor de mansões ParkWay, em Brasília, conhecido por seus condomínios de 1 hectare subdivididos em amplos lotes de 2.000m². Por conta da proximidade de uma área de proteção ambiental e da presença de uma grota seca que atravessa o lote, há uma restrição da área edificável em cerca de 70% do lote. Assim, resta como área edificável a porção frontal, na forma aproximada de um trapézio.

 

Na concepção do projeto, optamos por tirar partido dessa dificuldade, criando uma casa térrea linear cuja forma se ajusta as limitações impostas e ao mesmo tempo encaminha o olhar para a principal visual. O desnível de cerca de 9m sugere a criação de uma plataforma elevada por pilotis, apenas parcialmente apoiada sobre a porção plana do lote. A implantação da casa é cautelosa, evitando a necessidade de movimentação de terra ou remoção da vegetação nativa presente.

 

Sobre essa plataforma os cômodos são dispostos conforme função e afinidade, conectados por uma ampla varanda. Ali temos, em sequência, o núcleo de lazer, de serviço, social e íntimo, dispostos da faixa mais ampla para a mais estreita do lote. O entorno pouco edificado e a proximidade com a mata ciliar da reserva permitem a total transparência da fachada sul da casa, voltada para os fundos. Desse modo, a varanda passa a ser uma extensão natural do interior da residência.

 

Já a fachada frontal, orientada a norte, se propõe discreta e resguardada com relação à rua – um pano branco e opaco, sutilmente recortado de modo a demarcar os principais acessos da casa. À direita desse recorte, quatro aberturas bem demarcadas possibilitam a ventilação cruzada nos quartos por meio de um sistema de venezianas metálicas envoltas por uma casca de concreto.

 

Avistada desde a entrada do condomínio, a cobertura da casa desponta como uma quinta fachada, devido ao declive da rua. A laje plana coberta com argila expandida reforça em sua forma o partido adotado, além de permitir a disposição de aberturas zenitais e placas solares.

Chr a 04
Chr a 02
Chr a 09
Chr a 102
Chr a 05.1
Chr a 07.1

Ficha técnica

Casa Desseaux

 

Local

Setor de Mansões Parkway

Brasília DF

 

Áreas

Terreno - 2.000m²

Residência - 196m²

 
Ano

Projeto - 2014

Construção - 2015-16

 

Autores

Guilherme Araujo

Pedro Grilo

 

Equipe

Paulo Cavalcanti

Letícia Claro

Mariana Freitas

Marcelo Pimenta

Leandro Tremelite

 

Colaboradores

Estrutura - Luciano Vaz

Instalações - Luciano Vaz

Luminotécnico - TC iluminação