MEMÓRIA DO PROJETO
O projeto para a nova sede da Praticagem do Brasil foi desenvolvido em 2021 e ocupa dois andares do edifício SIA 600, projetado pela CoDA em 2012. A ideia central do espaço é se tornar um centro de referência em treinamento de praticagem para todo o Brasil e o fato de ser realizado em Brasília o torna equidistante de todos os portos nacionais, mesmo não sendo uma cidade portuária. Isso se dá graças aos três simuladores instalados na sede, que permitem a operação de atracamento de diversos navios em todos os portos nacionais.
O projeto foi dividido em dois pavimentos, sendo o primeiro o mais aberto ao público geral, e o segundo dedicado ao treinamento dos práticos. A arquitetura dos andares procurou refletir o caráter sóbrio da operação e tirar proveito das facilidades oferecidas pelo edifício, como a proximidade das instalações de ar condicionado externas, o piso elevado e o pé direito alto. O carpete azul e os painéis metálicos fazem referência à região portuária, remetendo às cores do mar e à estrutura dos portos.
O primeiro andar da sede também abriga espaço expositivo, salas de reunião e trabalho, além de sala de conferência ampliável a partir de portas corrediças retráteis. Além disso, está prevista uma sala de controle onde serão monitorados todos os portos do país.
No segundo pavimento encontram-se as salas de treinamento, salas de aula e os simuladores. O Centro de Simulações e Manobras foi implantado em parceria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo. O sistema de simulação reproduz com precisão as ações de ondas, ventos e correntes marítimas que afetam as manobras das embarcações, permitindo simular qualquer tipo de situação específica sem gerar nenhum risco ao manobrista.