MEMÓRIA DO PROJETO
A CoDA foi procurada para resolver um problema de ampliação do espaço em um apartamento de três quartos na Asa Sul em Brasília. O objetivo era maximizar a área social e redividir a área intima para criar uma suíte confortável para o casal, um lavabo, uma lavanderia e um escritório.
Com base em uma experiência prévia, que tínhamos em um prédio similar ao deste projeto, optamos por realizar a demolição antecipada do espaço. Tal exploração revelou duas vigas invertidas e dois pilares em uma locação chave, que inviabilizavam o layout pensado inicialmente.
O layout então foi completamente invertido e o centro do projeto foi separado por uma longa parede de armários na cor verde. O espaço social, agora protagonista do apartamento, passou a estar entre dois verdes, o de seu interior e o da vista das esquadrias, completamente voltadas para a vegetação da superquadra.
Além de organizar o espaço, o desenho do armário central foi feito para abrigar a coleção de arte dos clientes. Os objetos possuem forte valor afetivo e refletem a personalidade da família. Assim como vários outros elementos decorativos espalhados pelo espaço.
Tendo a gastronomia como hobbie, outro ponto chave para o casal era a cozinha. A solução para ela foi feita aproveitando as lajes duplas existentes. Isto permitiu que a sala mantivesse sua posição original e um dos antigos quartos se tornasse a sala de jantar.
Na parte de pé direito mais baixo, camuflado atrás da porta de marcenaria, se encontra o escritório do casal, pensado para viabilizar as atividades de home office e também atuar como eventual quarto de hóspedes.
Já o lavabo e a lavanderia foram posicionados ao centro de forma mais discreta, recebendo iluminação e ventilação natural indiretas do banheiro da suíte. Cômodo de destaque da parte íntima, o banheiro da suíte do casal teve suas paredes demolidas, revelando 100% dos cobogós da fachada.
O uso e posição dos cômodos foi completamente reformulada, mas sem deixar de valorizar elementos modernistas característicos do projeto, como as janelas amplas de peitoris baixos, os cobogós da fachada e o piso de tacos que foi restaurado.