Edifício TRK
O novo projeto da CoDA, em Sobradinho, trata-se de um simpático edifício residencial composto por 4 pavimentos. A premissa base do proprietário era obter o máximo de unidades por pavimento. Para isso, o layout interno foi estudado a fundo, obtendo-se unidades otimizadas, com cozinhas abertas e ventiladas, garantindo uma sensação de conforto no espaço.
No térreo foram propostas duas grandes lojas, integráveis. Os acessos para as lojas foram posicionados de forma oposta ao acesso para a torre de apartamentos, dando alguma privacidade aos moradores. Com uma disposição simples o andar tem um uso eficiente e flexível, correspondente com a dinâmica dos usos comercial e residencial.
Todos os pavimentos residenciais contam com 3 tipologias de apartamento: a maior com 2 quartos e cerca de 56 m², a menor, central, com 1 quarto e 29m² e nas outras laterais estão unidades de 1 quarto com aproximadamente 34m². Em todas as tipologias também foram pensados layouts alternativos para unidades adaptadas, visando atender às questões de acessibilidade.
No primeiro pavimento foram implementados terraços privativos que ajudam a valorizar os imóveis e trazem mais conforto para os moradores desse andar. Outro ponto fundamental do partido foram as condicionantes climáticas do local, que influenciaram desde a escolha dos materiais à escolha pela ventilação cruzada.
Para a estrutura foi empregado um sistema de alvenaria estrutural de bloco de concreto. Uma modulação rigorosa que garantiu ao sistema a melhor paginação e a redução do custo da obra. O sistema vai receber um tratamento de impermeabilização e pintura, mas é parte essencial da composição plástica do projeto, atrelado às lajes em concreto aparente e janelas verticais, também modulares.