APARTAMENTO AVARANDADO

MEMÓRIA DO PROJETO

 

O bloco H da SQN 107 foi concebido em 1965 pelo casal de arquitetos Sérgio e Mayumi Souza Lima, sendo o único edifício "em lâmina" daquele que ficou conhecido como conjunto São Miguel. O edifício encontra-se parcialmente descaracterizado por avanços nas varandas e pela pintura dos seus brises verticais, que eram originalmente em concreto aparente. A unidade reformada não fugia a regra, estando bastante alterada. O objetivo do projeto de reforma de 254m² foi a atualização dessa planta e resgate dos seus elementos originais.

 

A intervenção teve início com a recuperação da varanda original, voltada para o nascente, transformando-a em uma extensão da área social. No lado poente, a cozinha foi deslocada para o local onde ficavam as dependências e lavanderia e aberta para a sala. O resultado é um ambiente vazado e multifuncional, avarandado em toda sua extensão. O gesto espacial de integração dos espaços também responde ao desejo dos proprietários — um casal paulista com filhos — de habitar um lar amplo, iluminado e ventilado, que favorecesse a convivência diária e o acolhimento de familiares e amigos.

 

De forma sutil, o projeto busca um diálogo entre o modernismo brasiliense e o paulista, refletido na materialidade e na organização espacial. Assim, a proposta tira partido do concreto aparente, móveis em madeira e piso em pastilhas cerâmicas, elementos presentes em projetos dos clássicos da arquiteta Lina Bo Bardi, como a Casa de Vidro e o MASP.

 

Na transição entre a parte íntima e social, uma ampla estante foi construída em concreto espelhando o ritmo dos elementos da fachada do edifício. Para reforçar a verticalidade da proposta, as prateleiras foram feitas em vidro temperado, suportadas por cunhas de madeira desenhadas na obra.

 

Sem necessidade de intervenções estruturais, o projeto transforma uma planta rígida em um espaço coeso, funcional e permeado por referências modernistas reinterpretadas sob uma perspectiva contemporânea e afetiva.

A proposta tira partido do concreto aparente, móveis em madeira e piso em pastilhas cerâmicas, elementos presentes em projetos dos clássicos da arquiteta Lina Bo Bardi, como a Casa de Vidro e o MASP.

FICHA TÉCNICA

 

LOCALIZAÇÃO

SQS 107 Bloco H

Asa Norte, Brasília/DF

 

ÁREA – 254 m2

PROJETO 2024

OBRA 2025

 

AUTORES
Pedro Grilo, Júlia Coutinho, Ana Carolina Micherefe

 

EQUIPE DE PROJETO

Thiago Lúcio

 

EQUIPE DE OBRA

Lorena Vieira, Clara Wanderley

 

FOTOS

Joana França

 

EDITORIAL

Luiza Ceruti, Isabela Suguimatsu, Júlia Coutinho

 

FORNECEDORES

Mestre de Obras: Antônio Soares / ASB Construção