MEMÓRIA DO PROJETO
Os moradores buscaram o escritório com a ideia de um apartamento mais amplo e vivaz, com bastante espaço para receber amigos e familiares e uso sem medo da cor. A reforma partiu, então, da integração do espaço originalmente compartimentalizado, da valorização da estrutura existente e incorporação de cores ao projeto.
As cores primárias – azul, amarelo e vermelho –, delimitam cromaticamente os espaços que tiveram suas paredes demolidas – e estrutura em concreto exposta. Na cozinha, o azul participa de uma combinação de texturas entre a marcenaria, os ladrilhos hidráulicos e a tinta do teto.
Nos quartos e banheiros da parte íntima, outras cores são usadas como protagonistas do espaço. Nos banheiros, a cor das paredes e da marcenaria adentra o rejunte dos clássicos azulejos brancos de 15x15cm.
Na decoração, peças de mobiliário modernista foram incorporados à decoração contemporânea: Poltronas Barcelona (Mies Van der Rohe e Lily Reich, 1929), Cadeiras Cesca (Marcel Breuer, 1928) e a Poltrona Reversível (Martin Eisler, 1955), sendo as duas primeiras de pensadores da Bauhaus.
O Apartamento Bauhaus, portanto, leva este nome devido à importante referência que a escola teve no projeto – desde a paleta de cores principal até a escolha de mobiliário.